De propósito


por Luiz Henrique Matos

(6º texto da série “Plantar e Colher – Princípios Bíblicos”)

Noé tinha exatos seiscentos anos quando concluiu a construção da arca, cumpriu o seu propósito e viu cair a primeira gota de chuva sobre a Terra. Abraão tinha setenta e cinco anos quando Deus o mandou sair de sua casa e ir para um lugar distante, prometendo-lhe um filho com sua mulher estéril e a partir dele, uma descendência incontável como as estrelas do céu.

Davi foi ungido rei aos quinze anos de idade, mas teve que fugir e esconder-se por cerca de mais quinze até que fosse reconhecido e levado ao trono sobre Israel. Jesus nasceu entre os homens e aguardou por trinta anos até começar Seu ministério e então morrer na cruz para cumprir as 332 profecias ditas a seu respeito e salvar a humanidade. E Lázaro, bem, Lázaro esperou menos, foram “só” quatro dias, mas ele estava morto até que seu amigo Jesus chegasse e lhe desse a vida novamente.

Quanto tempo você tem esperado? Quanto tempo ainda vai esperar? Não é tarde, nunca é. Houve um rapaz, bandido, que no seu leito de morte, olhou para o lado e viu um barbudo que também morria. Olhando em seus olhos sentiu algo estranho, um arrepio talvez, e junto disso, um coração angustiado e arrependido. Então ele disse: “Jesus, lembra-te de mim quanto entrares no teu Reino” (Lucas 23, 42). E o barbudo que morria – Deus – o perdoou e salvou.

Davi escreveu certa vez: “Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir” (Salmo 139, 13-16).

E o mesmo Deus que criou o universo, a terra e tudo o que há aqui, criou também a mim e a você. E não criou à toa, aliás, Deus não faz nada à toa. Tudo tem o seu porquê, tudo tem o seu propósito.

Noé foi chamado louco e zombado por todos durante os cerca de noventa anos que passou construindo a arca, mas se não o tivesse feito, teria também sido consumido pelo dilúvio e toda a humanidade teria seu fim, inclusive seu descendente Abraão. E se Abraão não tivesse saído de sua casa e crido que Sara podia ficar grávida, não veria nascer o seu filho Isaque e séculos depois, desse mesmo fruto, o surgimento do povo judeu seria inviável e com isso tornaria-se impossível o nascimento de Davi.

E Davi… e se por um instante aquele adolescente franzino ignorasse as palavras de Deus e continuasse a passar a vida cuidando de suas ovelhas, teria certamente destruído todo o povo de Israel, impedindo o surgimento do reino. E se Davi não tivesse adulterado (quem imaginaria) com Bate-Seba, não nasceria o seu filho Salomão e dos descendentes dessa história, Jesus. E Jesus enfim, precisou morrer, para que você e eu, hoje, pudéssemos nos alegrar pela vida eterna que há nEle. Ah, e sem Jesus, é claro, o pobre Lázaro estaria naquela tumba para sempre.

Há um motivo nos acontecimentos, um encadeamento na história que só nos faz enxergar o resultado quando percorremos todo o trajeto. Mas existe, porém, algo comum nas vidas desses homens: Eles ouviram a voz de Deus. E mais do que ouvir, eles a obedeceram sabendo que havia para eles, um propósito.

* * *

E assim como tudo o que Deus faz, é também com um propósito que Ele te criou. Pense por um instante em Deus, todas as Suas ocupações, todas as orações que Lhe dirigem, as blasfêmias, as batalhas, a logística desse mundo. E ainda assim, Ele separou um tempo especial para parar, sonhar, sorrir e criar a sua vida. No coração do Pai, há um plano especial para o qual você foi moldado e que só você pode realizar. Ele sonhou com um objetivo para o mundo e nesse contexto Ele te inseriu.

E você também pode, desde já, passar a caminhar seguindo os sonhos de Deus e experimentando a abundância de vida que há nEle. Ou então, pode continuar nessa inércia e esperar o último respiro, em seu leito de morte, para reconhecer que deveria ter feito diferente e procurar o Salvador que lhe estenda a mão. Mas irmão, essa escolha Ele deixou em suas mãos.

Como na história de Noé, Abraão, Davi, Jesus e Lázaro, é visto que não há nada melhor do que ouvir a voz do Pai e saber a direção em que é preciso caminhar. E é isso que Ele quer que você faça. Ele quer lhe ouvir perguntando qual é a Sua vontade e espera feliz o momento certo de responder.

Deus te concebeu com um propósito de vida e hoje você tem uma escolha: pode se prostrar diante dEle e começar uma vida ativa de comunhão com o Pai, aprendendo dia após dia a ouvir e obedecer a Sua voz, sentir o toque do Seu poder, ver grandes planos se concretizarem e passar a viver os sonhos de Deus. Ou também pode escolher por esperar anos e anos por um chamado que parece nunca vir (mas como ouvir a voz de Deus se você não a conhece?), sentando em um banco de igreja e lendo esse texto em algum lugar.

O que lhe parece mais correto?

“Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” (1 Coríntios 2, 9).

Assim como Lázaro naquela tumba, você hoje pode estar morto no cumprir e realizar dos sonhos de Deus. Já há algum tempo que você morreu, até cheira mal pelos dias que se passaram e agora está em um buraco escuro tapado por uma grande pedra.

Mas enquanto você está preso, perdido em sua morte, Jesus chora do lado de fora, ordena que removam a pedra que o mantém preso e grita com poder e amor:

– Lázaro, venha para fora! (João 11, 43).

“Eis que estou a porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo” (Apocalipse 3, 20).

Sementes para um “propósito de vida” – Arrependa-se de uma vida acomodada, ore ao Senhor pedindo uma direção e diga a Ele, de coração, que quer viver os sonhos dEle para você. Experimente o melhor de Deus, tenha uma vida abundante e vitoriosa em Jesus Cristo.

3 comentários sobre “De propósito

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.