Votar com fé eu vou


por Henrique Matos

A Copa do Mundo está tão em alta que ninguém lembra do que anda acontecendo cá por essas terras, mais especificamente em Brasília. No que cabe a esse “logradouro” virtual, os comentários sempre pairam – e “pairarão” – sobre a condição da igreja (e não do craque Ronaldo, como alguns gostariam).

É curioso e até assustador (mas nada surpreendente) que nesses dias de internet e massificação da mídia a pauta de nossas conversas esteja condicionada às manchetes de telejornais e websites. E como tal, já não falamos de política, de crimes, desastres da natureza ou qualquer outra coisa que não remeta ao “quarteto mágico”.

Pois bem, vou ser o chato da história então. Eis que, foi divulgado ontem o relatório final da CPI dos Bingos, que segundo a Folha de S. Paulo “investigou durante meses todo tipo de denúncia que surgiu contra o atual governo, como a suposta ligação entre o assassinato do prefeito Celso Daniel (PT) e o esquema de financiamento de campanhas; as possíveis irregularidades na Prefeitura de Ribeirão Preto durante a gestão de Antonio Palocci; a suposta doação de casas de bingo ou a remessa de dólares vindos de Cuba para a campanha de Lula, entre outros temas explosivos”.

E no que nos afeta, dentre os 79 nomes que deverão ser indiciados, pelo menos dois são de deputados que foram eleitos com seu primeiro-nome comum: Bispo. Entre os ditos está o tal Rodrigues (o bonitão aí da foto), que renunciou ao cargo depois de ser provada a sua participação no escândalo do Mensalão e agora também deve ser investigado em detalhes (esteve preso, inclusive) por sua marcante atuação no caso do superfaturamento de ambulâncias. Rodrigues e seus comparsas são membros da chamada “bancada dos evangélicos”.

Sim caros amigos, foram eleitos com o voto da gente simples, confiante de que os “hômi de Deus” os representariam com dignidade no Parlamento. Bem, visto está que não fazem seu trabalho. E ainda atrapalham, mancham a dignidade do povo, do país e da igreja.

Assim, acho que a denúncia tem valor para repensarmos neste ano eleitoral (sim, teremos eleições em 2006) se esses tantos que se dizem cristãos não estão apenas angariando votos entre um segmento de eleitores muito do inocente, esperançoso por ética e cheio de… boa fé.

P.S.: O relatório final da CPI dos Bingos, divulgado essa semana, está disponível no site do Senado: http://www.senado.gov.br/web/comissoes/ CPI/Bingos/RelFinalBingos.pdf. Antes que alguém se empolgue na leitura, lembro que o documento tem 1.430 páginas.

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s