Rick Warren no Brasil (palestra 1)


por Luiz Henrique Matos

Rick Warren em SP

Rick Warren em SP

Era uma tarde quente de inverno (sim, você leu certo) e minha Manú e eu fomos ao Credicard Hall, em São Paulo, para participar de uma maratona de três palestras que Rick Warren ministraria na cidade.

Durante uma tarde e noite, o líder da Saddleback Church, considerado o pastor mais influente do mundo na atualidade, ministrou sobre chamado, igreja, liderança, vida ministerial e o que ele entende ser a visão contemporânea para a “grande comissão” de Jesus para seu povo.

A partir de hoje, vou postar diariamente um resumo de citações – editadas e agrupadas em assuntos – que anotei em cada palestra (agradeço e dou crédito á contribuição e as notas do casal de amigos Luciano e Janaína Modesto que estiveram na terceira palestra).

Boa leitura.

O chamado

2 Crônicas 16:9 – Deus procura pessoas para usar e abençoar. E quer usar cada um de nós, porque Ele pode e quer fazer coisas maiores e melhores do que já fez até agora. Seus olhos procuram pessoas para abençoar e Ele usará e abençoará aqueles que se dispuserem.

Todo cristão deve ter uma visão global. Devemos ir a todo mundo. A grande comissão foi dada a todos. Os discípulos de Jesus, primeiros cristãos, não tinham nenhum recurso ou dinheiro. Só tinham pés e mãos. E Jesus os enviou para todo o mundo. Parecia impossível, mas ele os enviou. E eles foram!

Quando decidirmos dizer “sim”, Deus começará a mostrar o caminho. Quando dissermos que nossa igreja deseja ser usada para abençoar o mundo, Deus nos usará. O que Deus quer fazer através das nossas vidas é maior do que podemos imaginar.

Quando Deus quer usar um grupo ou uma igreja ele começa trabalhando através da vida de uma pessoa.

Pastores são os transformadores da sociedade menos falados do mundo. Mas também são as pessoas mais equipadas do mundo para transformar a sociedade.

Líderes: se queremos ver mudanças na igreja, precisamos nos preocupar com as duas coisas com que Deus se preocupa: os filhos perdidos e a igreja.

Os filhos perdidos

Não temos razão nenhuma para não amar alguém. Devemos amar a todos. Amigos e inimigos.

A igreja

Deus ama a igreja, Cristo morreu por ela, a igreja é a única coisa que durará neste mundo para sempre. Tudo passará, a igreja permanecerá.

Em nossa liderança, lidamos com os destinos eternos das pessoas. Estamos falando de vida e morte, estamos lidando com o significado da vida. O que fazemos é a tarefa mais importante da vida.

Nunca se envergonhe de servir a Jesus Cristo. Nunca se intimide com outras profissões ou carreiras. É preciso entender a diferença entre proeminência e significado.

Talvez você pense que está servindo a Deus em uma pequena igreja. Mas não existe igreja pequena. Toda igreja é uma grande igreja. Toda igreja é uma igreja pela qual Jesus morreu.

Se Deus sabe quantos cabelos temos na cabeça, Ele sabe exatamente onde quer que o sirvamos. E Ele nos colocou na igreja em que estamos e quer que fiquemos ali enquanto ele desejar.

Unidade na igreja

É necessário todo tipo de igreja para alcançar todo tipo de gente. Nunca critique algo que Deus está abençoando. Igrejas são compostas de pessoas e nenhuma pessoa é perfeita. A igreja é um lugar de pessoas imperfeitas que sabem que são pecadoras. Somos uma grande família no corpo de Cristo. Podemos não concordar uns com os outros, mas continuamos sendo família. E precisamos defender uns aos outros.

Se um dia você encontrar uma igreja só com pessoas perfeitas, não entre ali, se não você vai torná-la imperfeita.

Se eu pedir que cada um grite o nome de sua igreja, isso será uma bagunça e ninguém entenderá nada. Mas se eu lhes pedir que gritem o nome de seu salvador, todos gritarão “Jesus Cristo” e isso mostrará que temos em comum.

A unidade não vem através de títulos ou fachadas de igrejas. Ela vem através do nome de Jesus.

Um pingo de água não faz a menor diferença… mas um milhão de gotas de água podem transformar uma área seca num jardim. Juntas, milhares de igrejas podem transformar uma nação.

O plantio

Em igrejas saudáveis existe uma permanência da sua liderança. Confiança leva tempo para se conquistar. Filhos precisam de relacionamento com seus pais. Se pessoas não confiam em você, você também não pode confiar.

Encontre o lugar em que Deus quer que você esteja e fique plantado ali. Tudo o que é forte e saudável leva tempo para crescer. Como lideres, não podemos desistir. Leva tempo. Se Deus quiser criar um cogumelo, isso leva apenas 6 horas para acontecer. Mas se Deus quiser criar uma árvore, ela levará 6 anos para crescer.

Onde Deus nos guia Ele também providencia. Deus pode fazer grandes coisas a partir de um pequeno começo, quando esse pequeno começo pertence a Ele.

Toda grande árvore começa com uma pequena semente.

Alguns líderes têm medo da bênção de Deus. Falamos que queremos ver uma grande transformação, um avivamento, mas quando Deus faz a igreja crescer, nos sentimos inadequados, não merecedores.

Sobre dinheiro

Talvez você não escreva um livro como esse (“Uma vida com propósitos”), mas certamente você passará pela mesma prova que eu passei. Com dinheiro nas mãos, Deus vai testar sua a integridade, sua generosidade e sua humildade.

Olhe para Jesus. Ele não andava num carro novo, não tinha dinheiro. Não era famoso. Ele tinha uma vida humilde.

Jesus disse que a vida de um homem não consiste naquilo que ele possui. Sua riqueza e bens não têm coisa alguma a ver com seu valor. Jesus foi muito claro sobre isso dizendo para não guardarmos tesouro na terra, mas no céu. E guardamos tesouro no céu, dando aqui na terra.

Precisamos ser generosos. Um dia Deus vai te perguntar o que é que você esta fazendo com aquilo que ele te deu.

Não podemos dar mais a Deus do que Ele dá a nós. É preciso ser fiel com as riquezas do mundo para ser fiel no que não é do mundo.

Pastor, você não pode esperar que o povo se sacrifique se você não está disposto a se sacrificar. Nós hoje temos que ser exemplo de generosidade e não de prosperidade.

Nós, cristãos, precisamos ser generosos ao ponto de, no mundo inteiro, as pessoas saberem que os cristãos são as pessoas mais generosas.

Deus não quer o nosso dinheiro, ele quer o nosso coração. A Bíblia diz que onde está o nosso tesouro ali também está o nosso coração.

Sobre a fama

A fama é perigosa. Quando passamos muito tempo sob um holofote, ficamos cegos, não conseguimos enxergar bem – faz mal ao nosso caráter ficar embaixo da luz.

Fama não é muito legal. Fama traz muitos problemas, tira sua privacidade e mais importante: fama não dura.

Nunca desperdice o seu tempo tentando ser famoso ou ficar rico. Porque isso não dura muito tempo.

No Salmo 72 Salomão pede a Deus para ter mais influência. Ele já era o homem mais rico, influente e sábio do mundo. E pedia mais. Isso parecia egoísta e controverso. Mas ele pedia isso com uma razão: “para que eu fale em nome dos pobres, para que eu cuide dos enfermos, para que eu defenda os que não tem defesa alguma, para que eu possa ajudar pessoas que estão presas, para que eu possa falar pelos imigrantes”. Salomão citou as pessoas na sociedade na qual não gostamos nem de falar.

O propósito da influência é poder falar pelas pessoas que não tem influência alguma. Deus nos dá poder para ajudarmos os que não tem poder algum.

As provações

Você não vai ser testado uma vez e acabou. Você vai ser testado todos os dias da sua vida. Como você trata pessoas, como gasta dinheiro, como reage a criticas, com lida com o elogio, como usa seu tempo, como você se apega a coisas materiais, como testa suas prioridades, com suas palavras, com suas ações, com seus pensamentos.

Deus sempre abençoa pessoas imperfeitas. Ele não está olhando para os seus pecados, eles estão cobertos por Cristo. Ele não esta olhando nossos erros, ele sabe que erramos. Ele não está olhando nossas motivações sempre, porque na metade do tempo nós também não entendemos nossas motivações. Mas ele está olhando o nosso coração.

Mais importante do que dinheiro ou fama, é servir a Deus.

 

Um comentário sobre “Rick Warren no Brasil (palestra 1)

  1. Pingback: África « Missão Virtual

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s