Resumo da segunda ministração de Rick Warren (desculpe o atraso, fiquei sem acesso por alguns dias).
—
Deus tem 5 cinco propósitos para toda pessoa e para toda igreja
1. Amar ao Senhor o nosso Deus de todo propósito e coração (adoração).
2. Amar ao próximo como a nós mesmos (ministério e serviço).
3. Fazer discípulos (ensine a eles a fazerem tudo o que lhes ensinei. Discipulado).
4. Batizar as pessoas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (batismo).
5. Incluir essas pessoas no corpo de Cristo (comunhão e evangelismo).
Maturidade e crescimento espiritual
Uma pessoa é capaz de freqüentar uma igreja por toda a vida sem crescer espiritualmente. São bebês em Cristo. Continuam imaturas e permanecem nos mesmos pecados durante toda a vida. Envelhecem mas não amadurecem.
Freqüentar uma igreja simplesmente não é o suficiente para crescer. Como descubro se minha igreja está madura? Se ela der frutos! Isso vale para pessoas e para igrejas. Uma igreja madura frutifica.
O que são os frutos? Existem os (1) frutos do arrependimento, (2) frutos do Espírito (caráter), (3) frutos de orações respondidas e (4) frutos de outros Cristãos (porque uma pessoa não é espiritualmente madura até ela ajudar outra pessoa a encontrar a Cristo).
O sinal de um cristão maduro é que ele tem filhos. Uma igreja também não é madura até que ela gere outra igreja (pode ser uma nova igreja ou o apoio para outra igreja crescer).
Crescimento espiritual não é algo que se faz sozinho e nem acontece instantaneamente. Devemos dedicar a vida toda crescendo… Deus nos diz: “ajude as pessoas a crescerem e eu farei a igreja crescer”.
Para saber sobre a saúde de uma igreja, é preciso saber muito mais do que a quantidade de membros e arrecadação. Como um médico faz com nosso corpo físico, também é possível medir saúde espiritual do corpo de Cristo.
Algumas leis sobre o crescimento espiritual
1. O crescimento espiritual é intencional – você está tão próximo de Deus quanto você quiser estar. E se está longe, foi você que se distanciou. O crescimento se dá em estágios/fases, como também acontece em todo o ciclo da vida física. Os estágios de crescimento são 5: conhecer e amar a Deus, crescer em Deus, servir a Deus, compartilhar Deus com outras pessoas, honrar a Deus em todas as áreas da nossa vida.
2. O crescimento espiritual acontece em passos – todos precisamos de um caminho para seguir. As pessoas precisam de um caminho claro, uma ilustração, para saberem os passos do crescimento. Jesus ensinou isso, ele pegou homens desacreditados e os transformou em apóstolos. Treinou e mudou 12 descrentes para serem primeiro crentes, depois discípulos, depois ministros, depois missionários e aí os enviou. Jesus começava seu relacionamento com as pessoas onde eles viviam e como eles estavam, sem exigir que mudassem no começo. O nível de comprometimento ia crescendo gradativamente. É preciso ganhar a confiança das pessoas antes de exigir que se comprometam.
3. O crescimento espiritual é algo prático – crescemos ao desenvolvermos bons hábitos e se tenho bons hábitos, sou uma boa pessoa (exemplos: Orar todos os dias, ler a Bíblia diariamente, fazer parte de um grupo pequeno, dizimar, compartilhar a fé, adorar, ter comunhão, servir no ministério etc.). Um líder precisa ensinar bons hábitos espirituais para sua igreja. Se a pessoa aprender a praticar, com o tempo já não precisarão ser ensinadas sobre aquilo e vão crescer. Especialistas dizem que para tornar uma coisa um hábito é preciso fazer algo todo dia por, no mínimo, seis semanas e, assim, isso se torna uma parte regular da nossa vida. Crescimento espiritual não é algo místico ou misterioso, é o resulto da prática de exercícios simples e práticos (assim como acontece no corpo físico).
4. Crescimento espiritual é algo multidimensional – para crescer é preciso mais do que ler a Bíblia simplesmente. Para crescer com saúde é preciso ter todos os propósitos em sua vida. Nosso problema hoje é que corpo de Cristo está com uma cabeça grande, mas com mãos e pés bem pequenos. Jesus disse que a vida cristã é muito mais do que ficar ouvindo e falando. Ele quer que sejamos seus braços. Para ser uma igreja saudável é preciso desenvolver todas as partes do “corpo” e fortalecer as partes que estão fracas.
5. Crescimento espiritual é algo sazonal – as plantas crescem ao longo das estações. Nada cresce em linha reta para cima. As plantas crescem durante o verão e a primavera e “dormem” no outono e no inverno. Nenhuma árvore dá frutos o ano inteiro. Isso também é verdade em nossas vidas e igrejas: crescemos em estações. Frutificamos no calor, mas é importante saber que no outono e no inverno também crescemos. Mas isso não é visível. Nas estações frias, crescem as raízes, que se aprofundam e nos tornam mais fortes para frutificar no tempo certo. Muitas vezes estamos no inverno. Não vemos frutos ou crescimento em nossas vidas. Mas é importante saber: o inverno nunca dura para sempre! Daqui a pouco é primavera novamente. Mantenha seus hábitos espirituais, permaneça fiel, faça a coisa certa, seja fiel a Deus. Não desista!
Provações
Como é que Deus trata a nossa fé? Ele tira os nossos sentimentos, nossa vontade. É fácil seguir a Deus quando estamos prosperando, quando tudo vai bem. Mas é durante as provações que Ele vai tratar a nossa fé.
A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus. E diz também que o que não provém da fé é pecado. E Jesus diz ainda que a nós será feito conforme a nossa fé. Então, se eu tiver um pouco de fé, receberei um pouco. Mas se eu tiver muita fé…
Deus é especialista no impossível. O impossível de hoje é o milagre de Deus amanhã! Nada é impossível para Deus, diz a Bíblia.
O que você espera que Deus faça na sua vida e na sua igreja? Deus está fazendo conforme a sua expectativa. É assim que Ele age.
Se lermos a Bíblia, veremos que toda vez que Deus fazia algo grandioso é porque alguém estava depositando fé.
Eu recortei a palavra ‘impossível’ do dicionário que tenho em minha sala. Essa palavra não existe para Deus, ela não vai existir para mim.
Deus dá o seu poder para que o povo de Deus possa realizar os propósitos de Deus, no planeta de Deus, para a glória de Deus.