Parei de usar relógio


Luiz Henrique Matos

Meu relógio parou, já faz uns dias. Mas para não me dar por vencido, resolvi parar com ele antes que se desse conta.

Não que eu tivesse qualquer problema com meu relógio. Pelo contrário, sempre gostei deles, tenho uns três ou quatro guardados, todos bonitos, suíços, clássicos. Mas o fato é que à medida que os ponteiros foram parando, eu também deixei de usá-los. Dessa vez foi o último, meu preferido, que se juntou aos outros e agora está juntando pó no fundo da gaveta de meias.

Eu acho que relógio é uma coisa bem distinta. É a jóia do homem. Mulheres usam colares, anéis, pulseiras e outros badulaques que as enfeitam. Homens usam relógios. É o único adorno amplamente aceito para a nossa categoria e, por isso mesmo, são dignos do preço e peso que nos custam. Meu irmão mesmo usa um daqueles cebolões de bolso – mas eu acho que ele exagera nesse quesito, aí já é vaidade!

Mas o fato simples é que abandonei o meu por pura preguiça. Sou um esquecido por natureza e, por isso, preciso sempre ser extremamente organizado – quem me acompanha que o diga. E, era batata, ao sair de casa, todas as manhãs, precisavam estar todos postos sobre o criado-mudo: relógio, chaves, carteira, celular e crachá (nos últimos tempos um pen-drive tentou partilhar o espaço mas eu deixei ele de canto). Vacilou, se perdeu, sumiu por acaso – ou obra da Nina – ficava perdido até que se desse falta.

No fundo, no fundo, eu sei bem, abri mão é de mim mesmo. Da auto-desconfiança, da chateação, do tilintar dos ponteiros como se me cobrassem algo, como a faca no pescoço dando conta dos prazos que eu não vou cumprir.

A jóia cromada no fundo da gaveta não diz muita coisa. É um peso a menos no punho esquerdo, é um item a menos para lembrar. É, de um jeito bem bobo, um tempo a menos para perder. Ou ganhar.

7 comentários sobre “Parei de usar relógio

  1. Também não uso relógio. Sinto-me incomodado com um peso no punho. Por que temos relógio no celular? Com certeza, com excessão aos pessimistas que temem perder um deles, carregar dois relógios é demais para mim. Falando em relógio, comprei um novo (de parede), mas o ‘bendito’ deixou de trabalhar logo que chegou em casa da loja. Vou ter que substituí-lo hoje. Esse é necessário! Abraços!!!

    Curtir

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s